sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vestuario dos gregos e romanos-Alan n1 6D

                                              Vestuario romano


Roupa interior
Sabe-se pouco no que diz respeito à roupa interior (indumenta). As mulheres utilizavam uma faixa de tecido no peito (fascia pectoralis, também designada pelos nomes mammilia, strophium ou taenia) e o subligaculum, uma faixa de tecido colocada em volta dos rins. Esta última peça era também usada de início pelos homens, mas foi abandonada.

Vestuário das crianças

As crianças usavam a toga praetexta, uma toga que possuía uma banda púrpura. A partir dos 17 anos, os rapazes tomavam a toga uirilis, evento que significa a entrada na vida adulta e era marcado por uma cerimônia; as meninas usariam a stola a partir do momento em que se casassem.

Escravos ;plebeus e mesmo soldados costumavam usar apenas uma túnica sobre o corpo.
                                                
                                          A vestimenta da cabeça
Os romanos não tinham por hábito cobrir a cabeça, a não ser por ocasião de uma viagem. Nessas alturas poderiam colocar o petasus, um chapéu de abas largas, ou o cucullus, um capuz. Quando efectuavam sacrifícios, os homens romanos tapavam as cabeças com uma banda da toga ou do pallium.
Entre as mulheres existia o hábito de cobrir-se com a palla (um manto comprido que chegava até os pés) quando se deixava a casa. As viúvas utilizavam o ricinium, uma espécie de xaile.

                                                                






                                                     Vestuario grego


O vestuário, de lã ou linho da região, eram feitos pelas mulheres em casa. O seu traje consistia numa túnica e num manto (himation). A túnica tinha dois modelos diferentes, no entanto o peplos , feito de lã, era o mais usado pelas atenienses até ao final do século IV a.c. A sua confecção consistia em cortar o tecido segundo a forma de um rectângulo, com uma vez e meia a altura da pessoa; vestiam-no, embrulhando-o em redor do corpo, com alfinetes nos ombros. Não tinha mangas, possuindo amplas aberturas para os braços. As versões requintadas eram decoradas com desenhos . O manto era de linho. O tecido era costurado de maneira a ficar com a forma de um cilindro longo; era usado com um cordão na cintura ou debaixo do peito. As mangas eram curtas.

Através da riqueza de detalhes em suas esculturas e textos sobreviventes podemos ter uma ampla descrição sobre a moda grega antiga, seu desenvolvimento e importância, pois praticamente nenhuma vestimenta durou até nossos dias. Essas evidências sugerem que as vestes eram tingidas em cores vibrantes e possuíam vários desenhos que eram bordados ou pintados.
                           
                                    
 


fontes:www.educ.fc.ul.pt/docentes/.../hfe/.../vestuario.htm ,
lunaspeculum.blogspot.com/.../vestuario-grego-antigo.html ,
pt.wikipedia.org/wiki/Vestuário_na_Roma_Antiga ´
historia_moda.blogs.sapo.pt/954.html

Vestuario Grego e Romano-Guilherme Ribino- N-12

 Vestuario Grego



Imagem de Deus Grego e suas roupas fluídas

 O tipo de roupa usada na Grécia antiga era fluído e quase nunca eram as peças do vestuário costuradas. Os tecidos utilizados foram principalmente linho ou lã. Houve alguns típicos vestuário que pertenceram à antiga moda grega. As mulheres também usavam um véu com sua roupa sempre que saiam de casa. De fato, a moda grega antiga era bastante moderna, na sua perspectiva, tanto quanto os homens estavam em causa, na medida em que a nudez masculina não foi realmente um grande negócio na Grécia antiga.