sexta-feira, 4 de março de 2011

Vestuário dos antigos egípcios - Lucas N.o 20






Ilustração dos Vestuários
Adornos Egípicios.

            Pouco se sabe sobre o modo de vestir dos antigos mas, por meio de desenhos inscritos, pinturas em vasos, paredes e estátuas  se pode  ter uma noção.
Os egípicios usavam roupas brancas, que indicava poder e riqueza.Somente os ricos podiam se vestir, e era válido só para adultos.

Jóia Egípcia
          Os homens se vestiam com um tecido cobrindo suas partes íntimas, parecendo uma fralda, e as mulheres usavam um vestido amarrado nas costas com os seios à mostra.
         Com  o passar do tempo, as mulheres já começaram a cobrir  seus seios, e os homens a usar uma espécie de saia.Também passaram a usar túnicas com um buraco no meio para a cabeça.
         Suas roupas eram basicamente feitas de linho, aliás esse era um dos principais produtos agrícolas do país.E não só a roupa dos vivos, as faixas que envolviam os mortos eram feitas desse mesmo tecido.
                                                   A ornamentação das jóias egípcias era grandemente composta por símbolos que possuíam nomes e continham significados, sendo esta uma forma de expressão muito estreitamente ligada à simbologia dos hieróglifos. O escaravelho, o nó de Ísis, a flor de lótus, o olho de Horus ou udjat, a cruz ansata ou ankh, o falcão, a serpente e a esfinge são todos motivos decorativos carregados de simbologia religiosa.

Tecelagem moderna

                                                 A tecelagem, conhecida desde 5000 anos a.C., era um trabalho mais feminino.O tecido mais fino era o bisso, que era confeccionado nos templos e recebia uma fama especial.As mulheres com grande habilidade faziam fios longos, graças ao artifício de colocar o fuso (máquina que ajudava na produção de tecidos) a grande distância da fibra crua.
                                                   Curiosidade:

Colar antigo

             As sandálias não eram usadas propriamente para ir e vir, mas apenas nos momentos convenientes, carregavam-a e quando chegavam ao seu destino calçavam -na. 
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário